Para ver a página sobre o jogo com o mesmo nome, veja: Angry Birds.

Angry Birds Logo

Logo oficial da franquia

Angry Birds é uma franquia de série jogos móveis, criada pela Rovio Entertainment, uma desenvolvedora de jogos finlandesa. Esta franquia foi originalmente inspirada em desenhos de pássaros sem asas. O primeiro jogo da franquia foi lançado em 11 de Dezembro de 2009 para iOS. Logo depois, a Rovio começou a desenvolver este jogo para vária plataformas, incluindo Android e Windows Phone.

Após isso vários outros jogos começaram a ser lançados e alguns destes jogos foram lançados para consoles e PCs. Na maioria dos jogos, o objetivo principal é arremessar pássaros para tentar eliminar todos os porcos que estão no nível. Além disso também foram lançadas quatros séries animadas e um filme de animação será lançado em 2016. Esta franquia é muito bem sucedida e bastante popular e o jogo original da franquia já foi baixado mais de 2 bilhões de vezes.

Lista de JogosEditar

Série Original Editar

Nome do Jogo Imagem Descrição
Angry Birds
Icone Original
Este é o primeiro jogo da franquia e foi lançado em 11 de Dezembro de 2009, e está disponível para Android, iOS e várias outras plataformas. Neste jogo, o objetivo principal do jogador é arremessar pássaros em um estilingue para tentar eliminar todos os porcos que estão no nível.
Angry Birds Seasons
AB Seasons - Icone Halloween 2015
Esse é o segundo jogo da franquia e foi lançado em 21 de Outubro de 2010. Assim como na maioria dos jogos da série, o jogador deve eliminar todos os porcos que estão no nível. Este jogo é baseado em feriados e em datas comemorativas especias como o Natal, Halloween, Dia dos Namorados e vários outros.
Angry Birds Rio
Rio Icone

Este é o terceiro jogo da franquia, foi lançado em 22 de Março de 2011 e é um crossover entre os filmes de animação Rio e Rio 2 e Angry Birds. Neste jogo, o jogador também deverá arremessar pássaros, pórem ele terá que eliminar outros inimigos ao invés dos porcos.

Angry Birds Space
Angry Birds Space Icone
Este é o quarto jogo da franquia e foi lançado em 22 de Março de 2012. Assim como na maioria dos jogos, o jogador deverá ter que arremessar pássaros em um estilingue, para tentar eliminar todos os porcos, porém estes níveis ocorrem no espaço e por isso são mostradras todas as principais caracteristicas do espaço.
Angry Birds Star Wars
Angry Birds Star Wars Icone

Este é o quinto jogo da fraquia, foi lançado em 8 de Novembro de 2012 e é um crossover entre filmes da Trilogia Original de Star Wars e a série de jogos de Angry Birds. Neste jogo, o jogador também deverá ter que arremessar pássaros para eliminar os porcos e alguns destes níveis também ocorrem no espaço.

Angry Birds Friends
Angry Birds Friends
Este é o sexto jogo da franquia e foi lançado em 2 de Maio de 2013 para Android e iOS e também está disponível no Facebook. Neste jogo são lançados 6 níveis novos todas as semanas e alguns deles são baseados em feriados e datas comemorativas. Neste jogo, o jogador também deve arremessar os pássaros para eliminar todos os porcos.
Angry Birds Star Wars II
Star Wars II Rebels Icone
Este é o sétimo jogo da franquia, foi lançado em 18 de Setembro de 2013, é uma sequela de Angry Birds Star Wars e um crossover entre a Trilogia de Star Wars e a série de jogos de Angry Birds. Neste jogo, o jogador também deverá ter que arremessar os pássaros para tentar eliminar todos os porcos que estão no nível.
Angry Birds Go!
Angry Birds Go Icone de Natal

Este é o oitavo jogo da franquia e foi lançado em 11 de Dezembro de 2013. Esse é um jogo de corridas com vários modos diferentes de jogar, como corridas aonde o jogador deve chegar na linha de chegada antes que o tempo acabe, corridas aonde o jogador deve coletar uma certa quantidade de frutas e vários outros modos de jogar.

Angry Birds Epic
Angry Birds Epic Icone 01

Este é o nono jogo da franquia e foi lançado em 12 de Junho de 2014. Esse é um jogo de RPG, aonde o jogador deve atacar todos os seus inimigos, até que todos eles sejam nocauteados. Neste jogo, os pássaros também podem usar novos equipamentos, para aumentar ainda mais o seu poder de ataque.

Angry Birds Transformers
Angry Birds Transformers Icone 02
Este é o decimo jogo da franquia, foi lançado em 15 de Outubro de 2014 para iOS e é um crossover entre a série animada original dos Transformers e a série de jogos de Angry Birds. Neste jogo, um personagem vai correr e durante o caminho ele vai encontrar no fundo vários porcos e obstaculos e o jogador deve usar sua arma e suas habilidades para destruir-los.
Angry Birds POP!
Angry Birds POP! - Icone de Natal
Este é o decimo primeiro jogo da franquia e foi lançado em 12 de Março de 2015. Neste jogo, o objetivo é arremessar bolhas para tentar juntar três bolhas ou mais. Neste jogo também existem vários modos de jogar como o modo aonde o jogador deve derrubar os porcos ou libertar as criaturas e mais vários outros modos.
Angry Birds Fight!
Angry Birds Fight Icone 02
Este é o decimo segundo jogo da franquia e foi lançado em 11 de Junho de 2015. Neste jogo, o objetivo principal é juntar três ou mais quadros iguais, sempre que o jogador junta esses quadros, ele ganha mais pontos de defesa e ataque. Depois de que o tempo acabar, os pássaros vão lutar e vence o pássaro que terminar com mais pontos de vida.
Angry Birds 2
Angry Birds 2 - Primeiro Icone

Este é o decimo segundo jogo da franquia, foi lançado em 30 de Julho de 2015 e é uma sequela do jogo original de Angry Birds. Assim como no jogo original, o objetivo principal é eliminar todos os porcos, arremessando pássaros em um estilingue. Neste jogo existem níveis com vários estágios, níveis com porcos chefes e o  jogador também pode escolher o pássaro que vai usar no nível.

Spin-offsEditar

Nome do Jogo Imagem Descrição
Bad Piggies
Bad Piggies Icone

Este é um spin-off da série de jogos de Angry Birds e foi lançado em 27 de Setembro de 2012. Neste jogo, o jogador deverá ter que construir uma maquina para transportar um porco, até um determinado local. Para fazer estas maquinas, o jogodor tem que usar diversos tipos de objetos como ventiladores, balões, cordas e vários outros.

Angry Birds Stella
Angry Birds Stella Icone 2

Este é um spin-off da série de jogos de Angry Birds e foi lançado em 4 de Setembro de 2014. Assim como na maioria dos jogos da franquia, o jogador deve arremessar pássaros para tentar eliminar os porcos. Este jogo é dedicado a Stella, que decidiu tirar férias na Ilha Dourada aonde foi visitar seus quatro amigos.

Mídia Editar

Series Animadas Editar

Em 16 de março de 2013, foi lançada uma série animada chamada Angry Birds Toons que é baseada nesta série de jogos e foi criada por Mikael Hed, Lauri Konttori e Mikko Polla. Esta série mostra a rivalidade entre os pássaros e os porcos e as aventuras destes personagens. Ela pode ser assistida gratuitamente nos jogos de Angry Birds, no site da Toons.TV e também é transmitida em vários de canais televisão do mundo.

Em 11 de abril de 2014, foi lançada mais uma série animada chamada Piggy Tales que é baseada no jogo de Bad Piggies, um spin-off de Angry Birds, esta série foi criada por Eric Guaglione e Ville Lepistö. Esta série é dedicada a vida dos porcos assistentes, em quando os pássaros não estão por perto. Uma outra série chamada Piggy Tales: Pigs at Work foi lançada em 17 de abril